samedi 16 mai 2015

Conheça os cursos superiores em que Portugal é mais forte

Universidade do Porto é a instituição portuguesa em melhor posição. Ranking inclui também Coimbra, Lisboa, Nova e Minho.

Conheça os cursos superiores em que Portugal é mais forte

Porto, Coimbra, Lisboa, Nova e Minho são as cinco universidades portuguesas que aparecem, em 2015, nas listas QS das melhores universidades do mundo por áreas de ensino e investigação. E há portuguesas em 20 das 36 áreas analisadas pelo QS‘Top Universities', o que equivale a 56%.

A análise destas tabelas (ver infografia em baixo) permite concluir ainda que a área onde Portugal tem mais universidades é Medicina (quatro). A seguir, com três presenças portuguesas, estão Engenharia Civil, Ambiente, Matemática e Línguas Modernas.

Outra conclusão que é possível tirar são as áreas onde Portugal alcança uma colocação mais elevada, ou seja, antes da 150ª posição. São elas Porto em Agricultura; Porto, Coimbra e Minho em Engenharia Civil; Coimbra e Lisboa em Geografia; e Lisboa em Línguas Modernas. Engenharia Civil da Universidade do Porto é o único curso português que consegue estar antes da 100ª posição. A universidade portuguesa que aparece em mais áreas no "QSWorld University Ranking by Subject" é a do Porto: 13 vezes, seguida de Coimbra em dez, Lisboa em sete, Nova em cinco, e Minho numa área.Porto é também a que aparece mais vezes como a mais bem colocada a nível nacional.

AUniversidade do Porto aparece em Engenharia Química, Engenharia Electrotécnica, Engenharia Mecânica, Agricultura e Silvicultura, Farmácia e Farmacologia, Ambiente, Línguas Modernas, Informática, Biologia, Medicina, Química e Matemática. A Universidade de Coimbra surge em Engenharia Civil, Ambiente, Geografia, História, Direito, Biologia, Química, Matemática, Medicinae Línguas Modernas. Já aUniversidade de Lisboa aparece em Geografia, Línguas Modernas, Estatística, Inglês e Literatura, Matemática, Medicina e Física e Astronomia. Quanto à Universidade Nova surge em Contabilidade e Finanças, Engenharia Química, Ambiente, Medicina e Química. Por último, a Universidade do Minho consta em Engenharia Civil.

No ‘ranking' geral de universidades divulgado em Setembro passado pela QS - que ainda não foi divulgado em 2015 -, a universidade portuguesa melhor colocada é a do Porto na 293ª posição, aNova em 312º lugar, Coimbra em 351º, Lisboa entre a 501ª e a 550ª posição e a Católica entre a 601ª e a 650ª.

Nas melhores do mundo, aparecem neste ‘ranking' geral o MIT (1º), Cambridge (2º), Imperial College de Londres (3º) e depois , com os Estados Unidos e o Reino Unido a dominarem o ‘top ten', Harvard, Oxford, University College de Londres, Stanford, California Institute of Technology (Caltech), Princeton e Yale.

A empresa Quacquarelli Symonds publica vários ‘rankings' de universidades de todo o mundo em www.topuniversities.com.
In Económico, 16/05/2015